COMO LIMPAR JOIAS DE OURO

Com o uso as joias de ouro podem acumular mais facilmente a sujeira, e para manter ou recuperar o brilho de suas peças você precisa limpá-las regulamente. Para isso basta seguir os passos abaixo!

LIMPAR AS JOIAS SEM PEDRAS COM DETERGENTE

A limpeza de joias sem pedras é bem simples de ser feita, basta colocar algumas gotas de detergente líquido neutro em uma tigela de água morna e misturar suavemente. Para resultados melhores use água livre de sódio ou água com gás. Não use água quente ou fervente.

Deixe-as-joias-de-molho-na-água-morna-por-15-minutos

Deixe a joia por cerca de 15 minutos na água, não junte muitas joias na tigela ao mesmo tempo. Em seguida esfregue suavemente cada peça individualmente com uma escova de cerdas muito macias, compre escovas especiais concebidas para esta finalidade, cerdas duras podem arranhar a superfície da joia.

Use-suas-joias-para-secar-numa-flanela

Depois seque a joia com um pano macio, deixe-a em uma tolha para secar por completo. Use uma peneira pequena para escorrer a água. Evite usar as joias que estejam um pouco molhadas.

LIMPAR JOIAS COM PEDRAS COLADAS

As joias que possuem pedras coladas a sua estrutura, como brincos, não devem ser colocadas de molho, como no exemplo acima. Deixar essas joias submersas na água morna pode soltar a cola e eventualmente as pedras podem cair.

Use-uma-flanela-para-dar-mais-brilho-para-suas-joias-2

Ao limpar use um pano molhado com uma pequena quantidade de detergente e esfregue suavemente suas joias. Retire o sabão utilizando outro pano umedecido só com água. Bata com muito cuidado o pano sobre a joia para absorver os restos de detergente.

Após a limpeza pendure as peças de cabeça para baixo para escorre. Assim suas joias não irão absorver a umidade.

LIMPAR JOIAS COM PEDRAS PRECIOSAS

As pedras preciosas são materiais únicos e que precisam de atenção redobrada na hora de limpá-las. Abaixo você conhecerá algumas pedras preciosas que precisam de cuidados especiais:

JOIAS COM ESMERALDA

Lave delicadamente com sabão neutro e água fria. Enxágue e seque levemente com lenços de papel, sem esfregar. O atrito pode prejudicar o tratamento dado durante a lapidação da pedra.

JOIAS COM PÉROLAS E MADREPÉROLAS

As pérolas e madrepérolas são formadas por substâncias orgânicas, sendo sensíveis aos ácidos, suor e cosméticos. Assim recomendamos que sejam limpas com uma flanela bem macia seca ou algodão seco, principalmente após o uso. Para dar brilho, friccione as pérolas e madrepérolas com azeite de oliva, óleo de amêndoas ou mineral vendido em farmácias.

Atenção: não lave pulseiras ou colares com pérolas, a umidade enfraquece o fio de seda ou linha de algodão.

JOIAS COM TURQUESA, OPALA E ÁGATA

Turquesa, opala e ágatas são pedras preciosas porosas e não devem ter contato intenso com água e óleo. Limpe-as com flanela ou camurça.  Para melhorar o brilho use óleo mineral.

Se a Turquesa estiver muito suja, poderá ser limpa com um de água com sabão de coco. Não use álcool, pois pode queimar a tonalidade da pedra e ressecar muito rápido com o álcool.

Lembre-se que você sempre pode levar suas joias para um profissional. Em nossa ateliê disponibilizamos os serviços de limpeza e polimento de joias.

  • Reginaldo Santana

    Parabéns pelas dicas. Muito práticas e eficientes.
    A princípio também gostaria de saber como vai a saude do seu Zeca?
    Abraço

Close

Cart