As joias passam por um processo natural de desgaste, mas o uso inadequado, a falta limpeza regular e nenhum cuidado no armazenamento, podem acelerar esse desgaste, levando a graves danos à peça.
Cuidados simples preservam as joias por muito mais tempo, confira algumas dicas:
USO CORRETO NO DIA-A-DIA
Tenha cuidado no manuseio de suas joias, procure segurar pelo aro ou pela área de metal, de forma mais delicada possível, para evitar arranhões ou quebra.
Não use suas joias quando for tomar banho, principalmente de piscina ou mar, pois podem romper ou quebrar. E atenção com os anéis quando executar serviços domésticos. As pedras podem lascar ou quebrar com os movimentos.
DEIXE AS JOIAS POR ÚLTIMO
Quando for para alguma ocasião especial coloque perfumes, cremes antes de usar a joia. Isso vale também para a maquiagem e produtos como spray de cabelos. O contato da peça com os químicos desses produtos podem danificá-las, principalmente as pérolas.
ARMAZENAMENTO
Guarde suas joias individualmente, num local limpo e seco, evite colocá-las todas juntas no porta-joias. Use as próprias caixas em que elas vieram ou mini sacos individuais de plásticos, isso evita que apareçam riscos no contato de umas com as outras. Usar sacos ou caixa de veludo, camurça afeta a joia pois reage com a liga do ouro 18K, o que deixa as peças escuras, como ouro velho, mas não apodrece o ouro. O ouro 18K é feito de 75% ouro puro, 20% cobre e 5% prata. O cobre reage com o produto químico de conservação do veludo deixando a peça escurecida. Não se preocupe é só polir que resolve.
É importante também evitar exposição exagerada ao sol e ao calor e cuidado redobrado às pérolas, esmeraldas e madrepérolas que precisam de ar e não combinam com locais úmidos ou secos demais.